Transportes modais
Em matéria de modais os transportes podem ser dividos em rodoviário, ferroviário, aquaviário, aéreo, por dutoviário Carvalho, 1996, p. 196). Existem claras vantagens e desvantagens nos diferentes tipos de transporte, bem como possíveis melhorias de modo a torná-los mais competitivos. Senão veja-seModo Rodoviário
Transporte rodoviário
Vantagens
Manuseamento mais simples (cargas menores)
Grande competitividade em distâncias curtas/médias
Elevado grau de adaptação
Baixo investimento para o operador
Rápido e eficaz
Custos mais baixos de embalagem
Grande cobertura geográfica
Desvantagens
Aumento do preço com a distância
Espaço limitado
Sujeito às condições atmosféricas
Sujeito ao trânsito
Sujeito à regulamentação (circulação, horários)
Melhorias Possíveis
Melhoria nos contentores de modo a adaptarem-se a outros tipos de transporte (interface multimodal)
Melhoria nos sistemas semi-automáticos de cargas e descarga
Aumento no uso de contentores/pallets standard
Implantação de sistemas de localização por coordenas geográficas
Uso de sistemas de comunicação rádio
Modo ferroviário
Ver artigo principal: Transporte ferroviário
Comboio de carga
Vantagens
Ideal para grandes quantidades de carga
Baixo custo para grandes distâncias
Bom para produtos de baixo valor e alta densidade
Pouco afectado pelo tráfico e condições atmosféricas
Amigo do ambiente
Desvantagens
Serviços e horários pouco flexíveis
Pouco competitivo para distâncias curtas e cargas pequenas
Grande dependência de outros transportes (nomeadamente rodoviário)
Pouco flexível pois só para de terminal em terminal
Elevados custos de manuseamento
Melhorias Possíveis
Aumento da velocidade de trajecto e das cargas/descargas
Comboios mais frequentes
Melhoria de equipamento dos terminais
Uso de sistemas de informação que permitam melhorar o controlo das frotas ferroviárias e programação de rotas
Modo aéreo
Vantagens
Bom para situações de "aperto" a larga distância
Bom para mercadoria de elevado valor a grandes distâncias
Boa fiabilidade e frequência entre cidades
Velocidade de transporte
Desvantagens
Pouco flexível, pois trabalha terminal a terminal
Mais lento do que rodoviário para pequenas distâncias
Elevado custo para grande parte dos produtos
Melhorias Possíveis
Melhor adaptação ao multimodal, transportando partes de veículos rodoviários
Sistemas informatizados mais sofisticados para a gestão das capacidades de transporte
Melhoria de cargas e descargas em terminais
Modo Aquaviário (dividido em transporte marítimo(mares), lacustre (lagos)e fluvial(rios))
Ver artigo principal: Transporte hidroviário
Navio de carga.
Vantagens
Competitivo para produtos de muito baixo custo (químicos industriais, ferro, cimento, petróleo, minerais e outros)
Desvantagens
Velocidade reduzida
Muito pouco flexível
Limitados a zonas com orla marítima ou rios navegáveis
Melhorias Possíveis
Associação a sistemas de armazenagem e transporte em terminal
Melhor funcionamento sempre que inserido em plataformas multimodais
Modo Dutoviário
Ver artigo principal: Transporte tubular
Vantagens
Longa vida útil
Pouca manutenção
Baixa mão-de-obra
Rápido
Funciona pronto a pronto para líquidos ou gases(gás natural , químicos e outros)
Em matéria de modais os transportes podem ser dividos em rodoviário, ferroviário, aquaviário, aéreo, por dutoviário Carvalho, 1996, p. 196). Existem claras vantagens e desvantagens nos diferentes tipos de transporte, bem como possíveis melhorias de modo a torná-los mais competitivos. Senão veja-seModo Rodoviário
Transporte rodoviário
Vantagens
Manuseamento mais simples (cargas menores)
Grande competitividade em distâncias curtas/médias
Elevado grau de adaptação
Baixo investimento para o operador
Rápido e eficaz
Custos mais baixos de embalagem
Grande cobertura geográfica
Desvantagens
Aumento do preço com a distância
Espaço limitado
Sujeito às condições atmosféricas
Sujeito ao trânsito
Sujeito à regulamentação (circulação, horários)
Melhorias Possíveis
Melhoria nos contentores de modo a adaptarem-se a outros tipos de transporte (interface multimodal)
Melhoria nos sistemas semi-automáticos de cargas e descarga
Aumento no uso de contentores/pallets standard
Implantação de sistemas de localização por coordenas geográficas
Uso de sistemas de comunicação rádio
Modo ferroviário
Ver artigo principal: Transporte ferroviário
Comboio de carga
Vantagens
Ideal para grandes quantidades de carga
Baixo custo para grandes distâncias
Bom para produtos de baixo valor e alta densidade
Pouco afectado pelo tráfico e condições atmosféricas
Amigo do ambiente
Desvantagens
Serviços e horários pouco flexíveis
Pouco competitivo para distâncias curtas e cargas pequenas
Grande dependência de outros transportes (nomeadamente rodoviário)
Pouco flexível pois só para de terminal em terminal
Elevados custos de manuseamento
Melhorias Possíveis
Aumento da velocidade de trajecto e das cargas/descargas
Comboios mais frequentes
Melhoria de equipamento dos terminais
Uso de sistemas de informação que permitam melhorar o controlo das frotas ferroviárias e programação de rotas
Modo aéreo
Vantagens
Bom para situações de "aperto" a larga distância
Bom para mercadoria de elevado valor a grandes distâncias
Boa fiabilidade e frequência entre cidades
Velocidade de transporte
Desvantagens
Pouco flexível, pois trabalha terminal a terminal
Mais lento do que rodoviário para pequenas distâncias
Elevado custo para grande parte dos produtos
Melhorias Possíveis
Melhor adaptação ao multimodal, transportando partes de veículos rodoviários
Sistemas informatizados mais sofisticados para a gestão das capacidades de transporte
Melhoria de cargas e descargas em terminais
Modo Aquaviário (dividido em transporte marítimo(mares), lacustre (lagos)e fluvial(rios))
Ver artigo principal: Transporte hidroviário
Navio de carga.
Vantagens
Competitivo para produtos de muito baixo custo (químicos industriais, ferro, cimento, petróleo, minerais e outros)
Desvantagens
Velocidade reduzida
Muito pouco flexível
Limitados a zonas com orla marítima ou rios navegáveis
Melhorias Possíveis
Associação a sistemas de armazenagem e transporte em terminal
Melhor funcionamento sempre que inserido em plataformas multimodais
Modo Dutoviário
Ver artigo principal: Transporte tubular
Vantagens
Longa vida útil
Pouca manutenção
Baixa mão-de-obra
Rápido
Funciona pronto a pronto para líquidos ou gases(gás natural , químicos e outros)
Desvantagens
Não se adapta a muitos tipos de produtos
Investimento inicial elevado
Melhorias Possíveis
Sistemas de construção por módulos e mais rápidos
Sistemas de controlo e observação de avarias
Parabéns pelo blog, ótimo trabalho e muito bem estruturado. Att www.Empilhashop.com.br (empilhadeiras usadas)
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