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Logística internacional.

A partir da década de 90, a gestão empresarial conscientiza-se para a importância do processo produtivo com elevado padrão de eficiência operacional. A busca pela diferenciação e o estabelecimento de vantagens competitivas, impõem as empresas à verificação de alternativas capazes de driblar as estratégias dos concorrentes. Este momento coloca a logística no centro das tomadas de decisão empresarial, uma vez que o gerenciamento estratégico, de forma eficiente e eficaz, dos fluxos de materiais e informações desde o fornecedor até o cliente final se torna crucial ao processo produtivo. Esta reflexão leva a uma pergunta: quais os motivos para a logística ser considera como a estratégia mais oportuna para satisfazer, a um baixo custo, as exigências do mercado atual? A eficiência considerada como um fator prático, passa a ser considerado um fator de extrema complexidade, a substituição de processos de produção em massa pelos de produção enxuta[1] e a integração com fornecedores e clientes passaram a ser questões vitais na busca da excelência empresarial. Oportunidades são desenvolvidas com a abertura de mercados pois, haverá diversificação de consumidores e o fornecimento será ampliado, porém a distribuição e transporte dos produtos poderá se tornar um entrave devido à distância a ser percorrida até chegada ao cliente final. Rapidez e flexibilidade deixam de ser apenas um diferencial e tornam-se obrigatoriedade. Entende-se que o um aumento dos custos de transporte devido ao trânsito à ser percorrido, e excelência operacional serão itens decisivos para análise das empresas que pretendem disputar o mercado em outras regiões. Modelos tradicionais como o Fordismo, deparam-se com modelos flexíveis e customizados, que visam atender os cliente de diferentes culturas. Não podemos esquecer que empresas podem oferecer produtos semelhantes, porém a forma, rapidez e eficiência que esse produto será entregue ao destino final irá diferenciá-las. Mas afinal, o que é logística? Logística é agrupar conjuntamente as atividades relacionadas ao fluxo de produtos e serviços para administrá-las de forma coletiva, é uma evolução natural do pensamento administrativo. Também, em sua descrição clássica, tem o objetivo de providenciar bem e serviços corretos, no lugar certo, no tempo exato e na condição desejada ao menor custo possível. As demais atividades que norteiam as negociações internacionais são importantes, porém a nota-se que atividade logística demonstra fazer a diferença em se tratar de competitividade. A logística internacional :é uma ferramenta imprescindível para a expansão do comércio exterior mundial, uma vez que pode ser utilizada estrategicamente como um diferencial competitivo nas negociações internacionais, e não somente como um mero instrumento operacional. Conquistar ou reter mercados e clientes depende cada vez mais das habilidades de uma empresa em entender os desejos de seus clientes e a utilizar a logística adequada ao país no qual deseja- se prospectar proporcionará um custo-benefício para os empresários da área. O desenvolvimento do comércio internacional trouxe a necessidade de modais de transportes e respectiva infra-estrutura mais ágil para atender à satisfação dos clientes. Esta realidade está alterando o quadro de gestão de materiais e também gerando conscientização de investimento para modernização no setor de transportes, para que o gerenciamento da cadeia de Supply Chain, torne-se um ponto estratégico dentro do comércio internacional. O poder de escolha do cliente quanto ao modal à ser escolhido, origem e destino de sua carga, incoterm, entre outros, é fácil entender o porque a logística internacional se tornou importante para as negociações internacionais, pois permite ao consumidor o poder de escolha entre diversas opções de preço, qualidade e tempo. A logística internacional permite desenvolver estratégicas que visam redução de custos e aumento do nível serviço ofertado ao cliente. Entende-seque este seja o caminho escolhido por empresas que buscam vantagens sobre a concorrência. É necessário que as empresas estabeleçam uma visão abrangente de todo o processo logístico internacional que gera competitividade entre as nações e as grandes corporações mundiais. Entender a logística de seu país e desenvolver estratégias que driblem as dificuldades existentes para desenvolvimento e manutenção de seus negócios internacionais, como contratar profissionais qualificados, reduzir o lead time, desenvolver o Just in time e Kamban, não será somente um diferencial nos próximos anos, e sim uma questão de sobrevivência no mercado internacional. Recomenda-se que a gestão empresarial deva abordar a logística como um setor interno da empresa. Em relação à logística internacional, concluí-se e enfatiza-se sua importância para melhorar a eficiência da cadeia Supply Chain, uma vez que tornou-se uma ferramenta para garantir competitividade e gerenciamento do fluxos materiais para a excelência exigida pelo mercado consumidor, em que o lead time será a chave competitiva para o comércio internacional.

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