Pular para o conteúdo principal

Tipos de remuneração, suas vantagens e desvantagens

Os tipos de remuneração, suas vantagens e desvantagens


Existem diversas formas de remunerar seus colaboradores. Para que você possa estudar qual a forma de remuneração mais indicada para seu negócio, preste atenção nas diferenças, vantagens e desvantagens de cada uma delas:

Remuneração fixa – Aqui o valor é acertado antecipadamente e independe do resultado obtido pelo vendedor. A principal vantagem é permitir ao profissional receber pelo desempenho de várias tarefas que não se refletem imediatamente no seu volume de vendas, permitindo que ele dedique mais tempo para conquistar clientes sem prejudicar sua renda.

Por outro lado, a remuneração fixa pode não motivar os vendedores a se esforçarem o suficiente para maximizar suas vendas. Pior, pode desmotivar os vendedores que gostam de desafios e que desejam sempre mais. O vendedor de verdade sempre irá preferir um certo risco, desde que possa aumentar sua remuneração. Mas, infelizmente, como ainda temos muitos tiradores de pedido (pessoas com perfil de contador e que por acaso estão na atividade de vendas), em algumas empresas a remuneração fixa é bastante valorizada.

Remuneração variável – Nesse modelo, o valor a ser recebido pelo vendedor depende totalmente dos negócios concretizados por ele e propicia à empresa que tal quantia seja 100% variável em função das vendas ou faturamento. No entanto, essa forma de remuneração pode fazer com que o vendedor, na ânsia de aumentar seus lucros, faça uma venda de menos qualidade, sendo tentado a fazer concessões de preço. Para o vendedor, representa ganhos oscilantes entre períodos bons e fracos dos negócios.

Remuneração mista – Aqui a empresa oferece uma renda fixa garantida ao vendedor e mais um percentual sobre as vendas realizadas. Nada mais é do que uma mistura das remunerações fixa e variável. Esse é o modelo mais vantajoso para o vendedor, pois ele fica mais tranqüilo por contar ao menos com o valor das despesas e aposta em colher os frutos das vendas para gozar de uma atraente quantia monetária. E isso faz as vendas da empresa aumentarem também.

Premiação – Independente do modelo de remuneração aderida, a adoção de prêmios é aconselhável em todos eles. Afinal, isso pode fazer com que sua equipe ganhe uma carga extra e avance ainda mais. Outro ponto interessante é a criação de maiores percentuais para uma linha de produtos ou serviços com margem mais elevada, índices reduzidos em uma eventual promoção e até comissões diferenciadas para ações pontuais que a empresa tem urgência em realizar.

E nem sempre o dinheiro é a melhor forma de premiar. Prêmios como um televisor, dia de folga, vale jantar, passaporte familiar para o parque, vôo de helicóptero, ingresso para o teatro, camarote para um jogo de futebol, Carnaval e viagens costumam marcar mais do que dinheiro em espécie. No entanto, a premiação apenas aos vendedores pode gerar insatisfação nos demais departamentos. Lembre-se de bolar algum “mimo” para as outras áreas que também ajudam para que as vendas se efetivem.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MODELO DE ALVARÁ DE LOCALIZAÇÃO E FUNCIONAMENTO

ALVARÁ DE LOCALIZAÇÃO E FUNCIONAMENTO Empresa -: Endereço-: Bairro-: Cidade-: CNPJ nr. Insc.Estadual nr. Insc.Municipal nr. Declaramos que a empresa acima descrita, preencheu os requisitos legais exigidos por esta prefeitura municipal, estando APTA a receber o presente ALVARÁ DE LOCALIZAÇÃO E FUNCIONAMENTO, válido pelo período de l (um) ano, iniciando-se sua validade em 22/03/2010, e, terminando em 22/03/2011, estando autorizada a exercer suas atividades no endereço acima, sem prejuízo de vistorias e exigências do Corpo de Bombeiros do município. Recolheu a Importância de R$ 89,00 de taxas e emolumentos junto a tesouraria. Rio de Janeiro (    ), 22 de março de 2010. __________________________  Diretor de Tributos e Fiscalização.

O que é MRP? E para que serve?

A gestão do estoque de uma empresa deve ser uma tarefa alinhada com todas as áreas do negócio, da produção à venda. Caso contrário, pode gerar atrasos e demora na entrega de produtos. Em tempos nos quais os consumidores têm acesso a inúmeras opções de produtos e serviços, construir uma reputação de atraso na entrega pode ser devastador para a empresa. Para prevenir este tipo de problema e otimizar a gestão do estoque, muitas empresas adotam o MRP. Do inglês, MRP significa “manufacturing resource planning”, ou planejamento das necessidades materiais, e funciona como um sistema de cálculo que prevê a demanda em função das necessidades. Assim, o método é capaz de informar ao empresário a quantidade necessária de matéria-prima ou componentes para se manter no estoque, com o intuito de fazer com que produção não atrase. Abaixo, exploramos melhor o conceito de MRP e apresentamos suas vantagens, desvantagens e aplicações práticas. Vamos conferir? Entendendo o MRP O MRP é um sistem...

Classificação de tranporte de produtos perigosos.

Com base nas Recomendações para o Transporte de Produtos Perigosos das Nações Unidas, a classificação adotada para os produtos considerados perigosos compõe-se das seguintes classes: Classe 1 – SUBSTÂNCIAS EXPLOSIVAS     Subclasse 1.1 - Substâncias  e  artigos  com  risco  de  explosão em massa, ou seja, capaz de afetar toda a carga de maneira praticamente instantânea. Artigo explosivo é o que contém uma ou mais substâncias explosivas.     Subclasse 1.2 - Substâncias e artigos com  risco de projeção, mas sem risco de explosão em massa.     Subclasse 1.3 - Substâncias e artigos com risco de fogo e com pequeno risco de explosão, de projeção, ou ambos, mas sem risco de explosão em massa.     Subclasse 1.4 - Substâncias e artigos que não apresentam risco significativo. Subclasse 1.5 - Substâncias muito insensíveis, com um mínimo risco de explosão em massa.     Subclasse 1.6 ...